Vão pensando desde já em como operacionalizar a sua vida intelectual – Olavo de Carvalho

“Qual é a posição social que vocês vão desfrutar? Não pensem que vocês vão encontrar dentro de uma sociedade já estruturada os lugares prontos para vocês ocuparem. Não! Esses lugares não existem, vocês vão ter de abri-los a cotoveladas. José de Ortega y Gasset dizia o seguinte: “Gênio é aquele que inventa a sua própria profissão”. Cada um de vocês vai ter de fazer isso. Ou seja, cada um de vocês vai ter que ocupar um lugar socialmente inexistente.

Vocês têm um precedente, que sou eu; eu estou fazendo isso. Se eu fiz, cada um de vocês pode fazer também. Vocês vão ter de descobrir novas fórmulas de atuação, novos meios de subsistência, novos meios de atuação profissional, comercial etc. Cada um de vocês vai ter de pensar uma forma original. E, prestem bem atenção: garanto para vocês que fazer isto é muito mais rentável do que qualquer emprego, sobretudo emprego universitário. Eu não sou nenhum milionário, nenhum sujeito rico, mas eu ganho mais do que qualquer professor universitário no Brasil. Claro que eu também gasto mais. E note bem: eu estou dando aula há mais de vinte anos, e nunca ninguém deixou de fazer meu curso por falta de dinheiro. Nunca! Nunca fui de cobrar muito caro. Foi cobrado caro quando entidades me convidaram para dar aula e elas cobravam o que elas queriam. Mas o meu curso sempre foi uma coisa razoável, e se o sujeito não podia pagar, eu dizia: “Mas nem se desculpe! Tu queres assistir aula, tu sentas aí e fica quieto. Agora, não saia por aí contando para todo mundo que eu deixei você entrar de graça, porque daí eu estou ferrado.”

Com tudo isso, a minha atividade é muito mais recompensadora do que qualquer universidade: ganho mais dinheiro, tenho independência e não tenho chefe. Eu recomendo para vocês isso. Mas, para consegui-lo, leva uma vida. Você tem de planejar a sua vida social, e muitas vezes o plano vai dar errado, você vai ter que ir por tentativa e erro. Por exemplo: como vou ganhar dinheiro, como vou fazer? Ora, hoje existe essa coisa da internet que é uma verdadeira maravilha. Vocês vão pensando desde já em como operacionalizar a sua vida intelectual. Quando vocês começarem a fazer as suas coisas, vai ser como quando eu comecei: ninguém entendia o que é que eu estava fazendo. As pessoas não sabiam nem que nome dar para isso. Às vezes nem mesmo eu sabia.”


Olavo de Carvalho – Curso Online de Filosofia: Aula 11, 20/06/2009.

Esta publicação foi feita a partir da transcrição da aula, disponibilizada no site do curso: seminariodefilosofia.org. A transcrição não foi revista ou corrigida pelo Olavo de Carvalho.


Gostou da publicação? Clique aqui para ver todos os fragmentos do Curso Online de Filosofia.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: